:: Maravilhas da Natureza ::

Situado na costa de Zadar uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que tem em seu interior um interessante sistema de tubulações que quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e dependendo do tamanho e velocidade da onda criam cordas musicais que são transformados em sons aleatórios.
Criado em 2005 e ganhador do prêmio europeu para espaços públicos(European Prize for Urban Public Space), o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vem escutar uma música original que traz muita paz. O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr do sol, o que agrada ainda mais as pessoas que visitam a localidade.
Zadar é uma bela cidade litorânea da Croácia e foi duramente castigada durante a 2º Guerra Mundial. A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.
Veja a estrutura interna das "escadas". O detalhamento das cordas e notas musicais que somadas a energia das ondas criam sons:

As lacunas no concreto servem para o Órgão "respirar" e também para levar os sons criados nas tubulações.




Interessante? Gostaria de ouvir o som produzido? Baixe aqui.
Ou veja esses vídeos onde podemos ouvir o som maravilhoso que esse invento proporciona:

0 comentários: